Pensando e refletindo sobre as ações docentes
Concordando com o pensamento reflexivo de Schön (2000)*, voltado à educação, acredito que através da prática reflexiva, é possível o profissional se tornar um praticum reflexivo, desde que não faça
reflexões esporádicas, reafirmando a necessidade da implantação de processos
diários, embasados na prática cotidiana do trabalho docente. É através dessa
reflexão na e sobre as situações do dia a dia que permite que
aspectos ocultos da realidade evidenciem-se, criando novos marcos de
referência, com novas formas, com diferentes perspectivas de percepção e ação.
Em minha prática como tutor de EaD, criei um registro informal em meu computador para possibilitar reflexões posteriores. Anoto dificuldades e surpresas (boas ou não) que ocorreram durante o labor. A ideia é registrar para não perder "insights" preciosos. Inclusive, lembro de uma livro que li, de autoria de Peter McLaren, chamado "A Vida nas Escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação" onde os dados que constam no livro são fruto de um "diário de aula" do autor, e revistos posteriormente com o olhar da Teoria Crítica.
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Referências
schön, Donald. Educando
o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2000.
Mc LAREN, Peter. A Vida nas Escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
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