Penso que tot@s os tutor@s já passaram por uma situação de que sempre tem alguém
"meio perdido" no curso. Por exemplo, tem um@ alun@ que pergunta coisas que estão explicadas de forma CLARA nas aulas e/ou que posta mensagens que fogem ao NÚCLEO do fórum. Quando se analisa a situação educativa atual,
vemos que muitos alun@s têm dificuldade de ler textos que passam de
algumas linhas. Pensando nisso, uma solução que arrumei na minha última
turma, foi sugerir que o tutor presencial marcasse horários de
orientação in locu. Também, sugeri que @s Alun@s da mesma turma
que são de localidades próximas, trocassem telefones para fazer a
"troca de experiências" no curso. Como mediador da turma, sempre
procurei estimular a turma a não desistir, e para tanto, acho que a
resposta rápida aos questionamentos do grupo é imperativo. Também, é importante que o curso tenha condições físicas para o apoio aos alunos. A desistência demonstra que a instituição/polos desistiu de buscar uma solução para o comportamento do estudante e que prefere "jogar" o problema para outro curso. No final, quem sabe se não escutaremos/leremos a frase: “Obrigado por não desistir de mim, professor@!” | |||
Agradeço as mensagens de apoio d@s colegas. Fico feliz em compartilhar essas experiências. |
As ações-reflexões encontradas aqui fazem parte de um diário de bordo sobre a Educação a Distância (EaD), parte do curso do SECADI de Formação Continuada de Tutores 2012.2 (Turma 21), da Universidade Federal do Ceará. A tutoria do curso é do prof. Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos e Coordenação da profa. Raquel Freire.
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Alun@ "perdid@" no curso: e agora tutor@?
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