1.
Objetivo
Essa
aula aborda algumas ideias que contribuíram de forma direta para o
desenvolvimento da Antropologia da Educação como campo de conhecimento, bem
como analisa um pouco do histórico desse campo. O objetivo é proporcionar ao
cursista uma visão geral sobre essa temática.
2.
Relação
com os fins do curso
Uma
vez que o curso pretende possibilitar ao cursista uma compreensão mais ampla da
antropologia, a referida aula é fundamental para que o cursista entenda as
motivações sociais e históricas que desencadearam o surgimento e o
desenvolvimento do campo de estudos antropológicos.
3.
Vantagens
do trabalho
A
leitura do texto da aula, bem como a realização das atividades (portfólio,
fórum e chat), pode proporcionar uma reflexão sobre o histórico da
antropologia, além da articulação da temática com a prática educativa dos
futuros professores. A forma como o conteúdo está disponibilizada é vantajosa ao
cursista, pois permite a interação entre os cursistas, o tutor e relação
passado/presente antropológico.
4.
Recursos
Os
recursos necessários para a realização da atividade incluem o acesso à internet
(rede mundial de computadores), computador compatível com o Mozila Firefox® e
disponibilidade de tempo para a atividade.
5.
Avaliação
da aprendizagem
A
principal vantagem da avaliação é a multiplicidade de formas em que dos
aprendizes serão avaliados. Uma vez que, nesta aula, teremos como ferramentas
avaliativas a participação em portfólio, fórum e chat.
Os
critérios para a avaliação considerados serão: participação (3 pontos),
interação entre os cursistas (2 pontos), originalidade (3 pontos) e
textualidade[1]
(2 pontos).
6.
Tempo
para realização da aula
Será
disponibilizado para a realização das atividades um total de 15 (quinze) dias
corridos. As atividades serão distribuídas da seguinte forma:
Fórum:
do 1º ao 12º dia;
Portfólio:
do 8º ao 15º dia;
Chat:
do 10º ao 15º dia (ou de acordo com a necessidade da turma e da disposição do
tutor)
[1] Texto com introdução,
desenvolvimento e conclusão escritos de forma articulada.
Três atividades
Atividade
1 – Portfólio
Após a leitura da
Carta escrita por Pero Vaz de Caminha, percebemos como os viajantes europeus observaram
o comportamento e a cultura dos povos nativos da américa, manifestando,
inclusive, reações de surpresa diante do encontro.
No entanto, nota-se
que ela traz exclusivamente a visão do povo europeu sobre o encontro, deixando
de lado a percepção sobre o saber do povo aborígene.
Como os nativos
(“índios”), perceberam a chegada dos viajantes advindos das terras distantes?
Qual deve ter sido a reação deles diante das vestimentas e do comportamento dos
europeus?
Reflita sobre o
encontro entre europeus e nativos, sob o ponto de vista do NATIVO, e escreva um
texto contando como seria, na visão do “índio”, a chegada dos exploradores. Tome
como base as questões acima.
Atividade 2 – Fórum
Na aula em questão, percebemos que
existe uma conexão entro o que ocorreu no mundo produtivo e o aconteceu na
ciência antropológica. Discuta o papel das
forças produtivas na manutenção ou transformação da cultura.
Atividade 3 – Chat
Nesse chat, discuta com o tutor e com seus
colegas os seguintes pontos:
·
Relação entre cultura e a
produção de mercadorias;
·
Como
era o trabalho dos primeiros antropólogos;
·
Influência
das ideias evolucionistas na antropologia;
Aproveite para lançar novas
perguntas e indagações aos colegas e ao seu tutor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário