terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Plano de aula e avaliação



O plano de aula

1.   Objetivo
Essa aula aborda algumas ideias que contribuíram de forma direta para o desenvolvimento da Antropologia da Educação como campo de conhecimento, bem como analisa um pouco do histórico desse campo. O objetivo é proporcionar ao cursista uma visão geral sobre essa temática.
2.   Relação com os fins do curso
Uma vez que o curso pretende possibilitar ao cursista uma compreensão mais ampla da antropologia, a referida aula é fundamental para que o cursista entenda as motivações sociais e históricas que desencadearam o surgimento e o desenvolvimento do campo de estudos antropológicos.
3.   Vantagens do trabalho
A leitura do texto da aula, bem como a realização das atividades (portfólio, fórum e chat), pode proporcionar uma reflexão sobre o histórico da antropologia, além da articulação da temática com a prática educativa dos futuros professores. A forma como o conteúdo está disponibilizada é vantajosa ao cursista, pois permite a interação entre os cursistas, o tutor e relação passado/presente antropológico.
4.   Recursos
Os recursos necessários para a realização da atividade incluem o acesso à internet (rede mundial de computadores), computador compatível com o Mozila Firefox® e disponibilidade de tempo para a atividade.
5.   Avaliação da aprendizagem
A principal vantagem da avaliação é a multiplicidade de formas em que dos aprendizes serão avaliados. Uma vez que, nesta aula, teremos como ferramentas avaliativas a participação em portfólio, fórum e chat.
Os critérios para a avaliação considerados serão: participação (3 pontos), interação entre os cursistas (2 pontos), originalidade (3 pontos) e textualidade[1] (2 pontos).
6.   Tempo para realização da aula
Será disponibilizado para a realização das atividades um total de 15 (quinze) dias corridos. As atividades serão distribuídas da seguinte forma:
Fórum: do 1º ao 12º dia;
Portfólio: do 8º ao 15º dia;
Chat: do 10º ao 15º dia (ou de acordo com a necessidade da turma e da disposição do tutor)



[1] Texto com introdução, desenvolvimento e conclusão escritos de forma articulada.

 Três atividades

Atividade 1 – Portfólio

Após a leitura da Carta escrita por Pero Vaz de Caminha, percebemos como os viajantes europeus observaram o comportamento e a cultura dos povos nativos da américa, manifestando, inclusive, reações de surpresa diante do encontro.
No entanto, nota-se que ela traz exclusivamente a visão do povo europeu sobre o encontro, deixando de lado a percepção sobre o saber do povo aborígene.
Como os nativos (“índios”), perceberam a chegada dos viajantes advindos das terras distantes? Qual deve ter sido a reação deles diante das vestimentas e do comportamento dos europeus?
Reflita sobre o encontro entre europeus e nativos, sob o ponto de vista do NATIVO, e escreva um texto contando como seria, na visão do “índio”, a chegada dos exploradores. Tome como base as questões acima.

Atividade 2 – Fórum

Na aula em questão, percebemos que existe uma conexão entro o que ocorreu no mundo produtivo e o aconteceu na ciência antropológica. Discuta o papel das forças produtivas na manutenção ou transformação da cultura.

Atividade 3 – Chat

Nesse chat, discuta com o tutor e com seus colegas os seguintes pontos:
·         Relação entre cultura e a produção de mercadorias;
·         Como era o trabalho dos primeiros antropólogos;
·         Influência das ideias evolucionistas na antropologia;
Aproveite para lançar novas perguntas e indagações aos colegas e ao seu tutor.
 

Nenhum comentário: